Com as mulheres, a política cresce

O mês de março nos provoca sempre — e é importante que seja assim — a refletir sobre as desigualdades abismais entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Sobre a a violência doméstica e social, infelizmente ainda comum. É tempo de falar sobre problemas e desafios, mas também de afirmar e destacar avanços. Vitórias de décadas de lutas e conquistas.

Na Câmara dos Deputados, em 2018, elegemos 77 mulheres. Na Assembleia Legislativa, somos dez — o maior número da história. Ainda é pouco em relação a nosso peso na sociedade? Claro que sim. Mas esse aumento gradual mostra que o trabalho de ampliação da presença feminina nos espaços políticos e partidários vem dando resultado.

Esse movimento se reproduz também nos municípios. Só no meu partido, o MDB, temos nove prefeitas, 12 vice-prefeitas, 232 vereadoras e 23 mulheres presidindo câmaras municipais. E vamos em busca de mais, já que trabalhamos permanentemente para atrair líderes dispostas a serem protagonistas na política.

Nosso espelho, muitas vezes, está em outras mulheres que fazem história. Caso da professora e cientista Sarah Gilbert, que lidera os laboratórios onde foi descoberta a vacina Oxford/AstraZeneca. Ou da primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, que comandou uma das respostas mais eficientes de um país contra a Covid-19. No Brasil temos inúmeras protagonistas na política, como a senadora Simone Tebet, que chamou a atenção do Brasil durante a CPI da Pandemia. Mulheres assim mostram, todos os dias, o que somos capazes de fazer quando alcançamos postos de liderança.

Para avançarmos rumo à igualdade de gênero, à inserção da mulher no mercado de trabalho e no combate à violência doméstica, a voz das mulheres precisa ecoar ainda mais alto nos parlamentos. Nossa presença tem o poder de metamorfose. Muda ambientes e realidades, amplifica a consciência e promove equidade.

Somos protagonistas de uma visão própria e qualificada, oriunda do DNA de quem gesta, concebe, cria e cuida. A política precisa do ponto de vista feminino. Precisa da Patrícia, da Simone, da Fátima. Precisa de ti!

* Deputada estadual e presidente do MDB Mulher RS