Deputada Iza Arruda celebra aprovação de criação da subcomissão em defesa dos autistas

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou requerimento para a criação de uma Subcomissão Especial dedicada à discussão e proposição de medidas voltadas para políticas públicas de inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A deputada federal Iza Arruda (MDB/PE), autora do requerimento e membra titular da Comissão de Saúde, celebrou a aprovação no Plenário da Câmara Federal, enfatizando que esta é mais uma proposta de sua autoria em defesa da vida:

“essa conquista representa um marco importante na busca pela inclusão de pessoas com TEA, abrindo caminho para a criação de políticas públicas mais abrangentes e efetivas”, declara.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil possui cerca de dois milhões de autistas, tornando-se um assunto de crescente discussão devido ao aumento no número de casos prevalentes no mundo, de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Iza Arruda ressalta a urgência na criação de espaços que promovam a discussão de políticas públicas voltadas para minorias, afirmando:

“A comunidade autista tem ganhado visibilidade nos últimos anos, porém ainda está distante de ter seus direitos plenamente garantidos”.

O TEA é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social. A parlamentar explica que o espaço de discussão oferecido pela Comissão de Saúde pode gerar avanços significativos e impulsionar as políticas públicas de inclusão para os autistas. A deputada destaca que diante das estatísticas e dos bons resultados das estimulações no prognóstico das pessoas com TEA é fundamental a conscientização da população dos sinais desse transtorno, além de: “estimulações e acompanhamentos escolar e assistência e saúde, desenvolvendo assim, o progresso dessas pessoas com a perspectiva de capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho.”, finaliza.

Assessoria de Comunicação da Deputada Federal Iza Arruda