Kátia Lôbo fala sobre protagonismo da mulher nas eleições 2024 no Summit Eleições

Em uma programação com mais de 40 painelistas, divididos em 17 temas, falando sobre regras eleitorais, uso da tecnologia nas próximas eleições, marketing político, inteligência artificial e participação feminina na política, com foco no cenário atual e em como fortalecer o protagonismo feminino em todo o Brasil, Horizontina recebeu o Summit Eleições. O evento, realizado de 29 de abril a 01 de maio, reúne juristas, políticos, profissionais de marketing, consultores, servidores da justiça eleitoral, contadores e todo tipo de profissional, político ou estudioso sobre o tema.

Convidada para falar sobre o protagonismo da mulher nas eleições de 2024, Kátia Lôbo, Secretária Nacional de Mulheres do MDB e presidente do MDB Mulher do RJ, fez uma fala sobre o atual cenário da política brasileira, tratando da baixa representatividade das mulheres no Senado e na Câmara. Na apresentação realizada de modo remoto, Kátia reforçou a importância das eleições municipais – pois é na base, é nos municípios, que novas lideranças são formadas e se consolidam até que alcem voos maiores e disputem essas vagas.

Fortalecendo e capacitando mulheres para mudar o cenário nas Câmaras de Vereadores, nas prefeituras e nas vice-prefeituras, o partido viabiliza candidaturas competitivas para as eleições futuras, investindo nas lideranças femininas do amanhã. Elas serão as próximas deputadas, governadoras e senadoras, mas precisam de investimento e tempo para construir sua base e sua reputação. O MDB tem diversos casos de sucesso de lideranças femininas que nasceram nas fileiras dos núcleos ou começaram sua jornada política nas eleições municipais, um dos mais emblemáticos atualmente é o de Simone Tebet, que foi deputada estadual, prefeita, secretária, vice-governadora, senadora, candidata a presidente da República e hoje é ministra. Seu exemplo mostra para as mulheres que constroem a política e para as próximas que virão, que é possível chegar lá. E o papel do MDB é acolher essas mulheres, capacitar, fortalecer e caminhar junto, garantindo que elas sejam candidatas e consigam se eleger, pautando a construção de um Brasil mais democrático, com justiça social, igualdade e dignidade.