MDB Mulher reúne mais de 130 mulheres para celebrar o Outubro Rosa

O MDB Mulher realizou uma ação de confraternização, informação, prevenção ao câncer de mama e combate à violência contra a mulher, alusivo ao Outubro Rosa na noite de quinta-feira (26) no Mosaico Pub. O evento reuniu mais de 130 participantes e contou com a presença da secretária de Saúde, Éclesan Palhão, que abordou questões técnicas sobre o tema. Ainda, a atividade contou com depoimento da treinadora emocional, Gisele Caleffi.

Para a presidente do MDB Mulher, Michele Onhatte, o Outubro Rosa representa um movimento internacional, realizado desde os anos 90, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, incentivando assim, maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, a fim de contribuir para a redução da mortalidade. 

“A presença de vocês nesta noite fortalece o nosso partido e mostra que as mulheres devem sim, cada vez mais, fazer parte da política. É uma alegria ver essa casa cheia, mulheres que fazem parte do nosso MDB, amigas, familiares, colegas de trabalho e simpatizantes”, disse a presidente que deixou uma mensagem sobre o cuidado que as mulheres devem ter.

“Mulheres! Cuidar de si mesma é um ato de amor e respeito pela própria vida. Precisamos conscientizar as mulheres que a prevenção é o início da cura e quem se ama se cuida e não deixa para depois”, afirma Michele Onhatte.

O Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres, mas também a sociedade como um todo, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – o mais incidente entre as mulheres no mundo. Recentemente, a campanha também passou a incluir o câncer de colo do útero. Ao longo do mês, o acesso aos serviços para diagnóstico e tratamento foram intensificados em todas as Unidades Básicas de Saúde de Erechim.

“Precisamos destacar iniciativas como o Outubro Rosa para lembrar, não apenas no mês, mas diariamente, sobre a importância do olhar atento das mulheres para a saúde”, finaliza a presidente do MDB Mulher.

O evento também contou com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis e do presidente do MDB da Capital da Amizade, Edgar Marmentini.