MDB Mulher RJ promove debate Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser

O MDB Mulher Rio de Janeiro promoveu na última segunda-feira (08/05), o debate “Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser”, no auditório da sede do partido, reunindo lideranças femininas e partidárias. Na abertura, o Coordenador de Núcleos, Rafael Picciani, ressaltou que o MDB tem um papel importante na construção de uma sociedade que combata o feminicídio. “Essa violência impacta em toda a sociedade. As mulheres não conseguem ter a estrutura que os homens têm. E a liderança da Presidente Kátia Lôbo foi muito importante, porque inspirou outras lideranças dentro do partido”, afirmou.
“O MDB não é cartorial, mas sim um partido vivo, que tem militância, que tem história. Gostamos de cobrar os nossos direitos, mas temos o dever de estar aqui para formar novas lideranças. No Brasil, a cada seis horas uma mulher é morta. Sem política a gente não vive. Fazemos política diariamente. Pode não ser política partidária, mas precisamos do partido para elegermos quem irá nos representar. Ulysses Guimarães afirmava que pra fazer política é preciso ter coragem. Eu digo que pra fazer política é preciso ter além de coragem, é preciso ter vontade”, foi um trecho da fala da Presidente do MDB Mulher RJ e Secretária Nacional do MDB Mulher, Kátia Lôbo. Ao lado da advogada Gabriela Mansur – que atuou como Promotora de Justiça no estado de São Paulo – explicaram que, em 2022, tiveram a ideia de firmar uma parceria entre o Projeto Justiceiras e o MDB para a criação da primeira Ouvidoria da Mulher de um partido político no Brasil, que atende qualquer tipo de violência, indiferente de a vítima ser ou não filiada. “Temos mais de mil profissionais voluntários no projeto, e já atendemos mais de 13 mil casos. Nenhuma mulher morreu nas mãos das Justiceiras, todas foram salvas”, afirmou Gabriela. A advogada também lembrou a importância de os partidos apoiarem as mulheres que desejarem percorrer o caminho da política. “Eu caí, mas encontrei apoio na minha família. Mas muitas outras mulheres não tiveram essa mesma possibilidade”.
O vereador Vitor Hugo explicou a lei de sua autoria, sancionada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que entrará em vigor no próximo mês. Ela garante às mulheres o direito à presença de acompanhante, de sua livre escolha, durante as consultas e exames, inclusive ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde do município do Rio de Janeiro. “Estamos felizes por sermos útil neste ponto. Nosso mandato está à disposição das mulheres”.
O presidente do Núcleo Comunitário RJ, Vinícius Rios, abordou o tema religião x violência. Ele afirmou que, em muitos casos, as igrejas buscam na espiritualidade a solução ou justificativa para as situações de violência que envolvem as mulheres. “O líder religioso não pode ser conivente com nenhum tipo de violência ou assédio. Esta é uma mensagem que temos que trabalhar na mente das pessoas”.

Lançamento

O Presidente do MDB Diversidade, Adriano Esteves, deu início à distribuição da cartilha LGBTQIAP+ Pela Vida durante o evento. Ela é um guia prático para ser levado na bolsa e no bolso, contendo toda a legislação estadual que protege contra o preconceito e a discriminação. “No MDB há diversidade e inclusão. As pessoas podem entrar no partido e escolher o núcleo que desejam trabalhar. Não há distinção”, ressaltou Adriano. “Esta cartilha é um guia muito útil. Parabéns por este trabalho”, avaliou o Coordenador de Núcleos do MDB RJ, Rafael Picciani.
“Nós negros e homossexuais somos mortos diariamente, em muitos casos, por pessoas que nos menosprezam. O público LGBTQIAP+ não consegue apoio na vida social e tem menos oportunidade de trabalho. Somos irmãos – independente do laço consanguíneo. Amar é se preocupar, amar é denunciar”, afirmou o Presidente do Núcleo MDB Afro RJ, Daniel Guimarães.

Homenagem

Durante o evento, a advogada Alessandra Santos foi homenageada pela presidente Kátia Lôbo. Alessandra assumiu recentemente a vice-presidência da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica – Rio de Janeiro, e atua fortemente na causa da mulher no estado.

De Brasília
O presidente do MDB Nacional, Baleia Rossi, impossibilitado de participar por conta de compromissos em Brasília, enviou uma mensagem e ressaltou a trajetória da Presidente Kátia Lôbo na luta em defesa das mulheres e, especial, das mulheres negras – chegando ao cargo máximo do núcleo feminino no partido: a Secretaria Nacional.