O MDB dá a largada para o fortalecimento das candidaturas femininas às eleições de 2024

O MDB reforça o fortalecimento das candidaturas femininas às eleições de 2024!

Mais de 300 mulheres emedebistas, pré-candidatas às eleições 2024, participaram do encontro Juntas para Reconstruir, que aconteceu em Restinga Sêca (RS), nos últimos dias 11 e 12 de julho.

Esse encontro foi marcado pela troca de experiências e conhecimento. Estiveram como tema central palestras sobre direito eleitoral, comunicação e posicionamento político, além de um debate sobre estratégias para reconstruir o RS no pós-enchentes.

A programação do evento contou também com um amplo debate com temáticas sobre diversidade e combate à violência de gênero, empreendedorismo, capacitação e mercado de trabalho, causa animal e desenvolvimento social, saúde e educação.

O MDB não para de crescer e possui a prospecção de lançar mais de 600 nomes de mulheres para a disputa eleitoral em 2024! Já são, pelo menos, 26 potenciais candidaturas para o cargo de prefeita, 20 para vice e 520 para vereadora.

Cris Lohmann, presidente do MDB Mulher Estadual, avalia que há um avanço gradativo. Usando como referência a disputa eleitoral de 2022, o aumento de vagas ocupados por mulheres na Câmara de Deputados e na Assembleia Legislativa foi de 3%.

Desde a sua fundação, o MDB do Rio Grande do Sul abraçou a causa das mulheres na sua luta e segue, desde então, batalhando por mais mulheres no espaço político.

No Legislativo Municipal, em um comparativo com as 3 últimas eleições, a curva segue em ascensão, alcançando aumento de 41,46% de vereadoras emedebistas em atuação no estado: no ano de 2012, de 164 mulheres subiu para 193 mulheres em 2016 e, em 2020, registrou 232 mulheres. Hoje, em 29 municípios do RS, as bancadas do MDB são exclusivamente femininas.

Juntas para construir, reconstruir e conquistar: essa é a força da mulher emedebista!