Conheça a trajetória de Kátia Lôbo, nova presidente do MDB Mulher

A nova gestão foi reconhecida na quarta-feira, 20 de abril, em Brasília, em reunião com o Coordenador Nacional de Núcleos, Assis Filho, e o Presidente Nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi. Até a data, Kátia Lôbo era a 1ª Vice Presidente Nacional, eleita na Convenção do MDB Mulher, e presidente do diretório do Rio de Janeiro. Kátia atua há 44 anos em defesa das mulheres, esteve nas “Diretas Já” e milita em movimentos nacionais pela igualdade e inclusão da mulher na vida político-partidária, pública e social.

Kátia Lôbo foi a primeira mulher negra a presidir o núcleo de mulheres em seu estado e marca história sendo também a primeira a presidir a Executiva Nacional de Mulheres. Foi a segunda presidente do diretório de mulheres no Rio de Janeiro.

Nascida em Niterói, ela agradece o incentivo de sua família, amigos, das mulheres que estiveram ao seu lado durante todos esses anos e a Moreira Franco, que apresentou Kátia ao MDB e ofereceu a ela a oportunidade de ser presidente do núcleo de mulheres em sua cidade natal.

Kátia foi conselheira da mulher em Niterói e no estado do Rio de Janeiro. À frente do movimento de mulheres, idealizou importantes projetos que foram transformados em leis, como a vacinação contra o vírus do HPV, utilizada como modelo em todo o país, e o Combate e Conscientização da Sífilis. O projeto de Lei de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal está em andamento e é resultado da atuação e discussões que a presidente do MDB Mulher promove, garantindo os direitos das mulheres. Kátia já recebeu a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, por sua atuação em projetos de empoderamento feminino nas comunidades e nos municípios do Rio de Janeiro. 

Sua luta também teve resultado na aquisição do mamógrafo móvel pelo estado do Rio de Janeiro e no curso de Radiologia da Faetec para melhorar a qualidade dos exames. Kátia foi gerente de regularização fundiária do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), onde emitiu mais de 100 mil títulos de posse, prioritariamente para mulheres.

Em 2016, assumiu a subsecretaria de Políticas para as Mulheres da cidade do Rio de Janeiro. Seu trabalho foi referência para outras cidades e para o Governo Federal, com projetos como a cartilha “10 anos da Lei Maria da Penha” (também com versão em Braille e DVD em Libras e com audiodescrição), a cartilha “Saúde da Mulher” (com versão em Braille), em parceria com o Movimento Nacional das Cidadãs Positivas, as campanhas nacionais de conscientização do Lúpus e do HTLV, e a parceria com o SEBRAE para a inclusão do curso de Empreendedorismo nas Casas da Mulher Carioca.

Foi autora da primeira cartilha da Saúde da Mulher a falar sobre o Lúpus e HTLV .

Fomentou a Campanha “Basta”, também conhecida como “Sinal Vermelho” dentro do MDB em todos os Estados, garantindo rapidez e aprovação da lei no Senado Federal.

Kátia é apresentadora do programa Lugar de Fala, preza pela família e sua escola de samba do coração é a Mangueira. Um dia ideal de lazer para ela é curtir a praia com a família e com os amigos. Seu estilo musical favorito é o samba. Sua citação favorita é: “Juntas somos fortes. Unidas somos imbatíveis.”