Iza Arruda assume o cargo de 1ª Coordenadora adjunta da Secretaria da Mulher na Câmara

Na última terça-feira, dia 23, ocorreu a cerimônia de posse da nova coordenação da Secretaria da Mulher para gestão 2023-2025, onde a deputada Iza Arruda (MDB/PE) assumiu o cargo de 1ª Coordenadora adjunta da Secretaria da Mulher na Câmara Federal. A nova coordenação da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, definida por votação realizada no dia 11/05, é formada pela Coordenadoria Geral dos Direitos da Mulher (que representa a Bancada Feminina), pela Procuradoria da Mulher e pelo Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP). 

O mandato da nova gestão será em formato de biênio (2023-2025), com foco na defesa dos direitos da mulher, no combate à violência contra meninas e mulheres e na maior participação feminina na política. Responsável por representar as deputadas, com voz e voto no Colégio de Líderes e tempo de fala em Plenário equivalente ao de lideranças partidárias, a Coordenação da Bancada Feminina indica projetos prioritários das parlamentares no Colegiado e articula votações de interesse das deputadas em Plenário, nas Comissões e junto à Procuradoria da Mulher no Senado.

Com a missão de promover os direitos da mulher, as Procuradoras desenvolvem ações para combater à violência e incentivam maior participação das mulheres na política.

Já o Observatório Nacional da Mulher na Política tem como finalidade investigar, produzir e agregar conhecimento sobre a atuação política de mulheres nas instituições democráticas no Brasil e sobre o processo de construção e fortalecimento do seu protagonismo político, atuando em três eixos de pesquisa.

É um privilégio ter uma de nossas representantes em um projeto tão crucial que defende as vozes e lutas das mulheres. Juntas, lutaremos por um futuro mais justo e inclusivo!