O Brasil precisa do olhar de quem cuida, por Patrícia Alba

Diante da maior crise sanitária de nossa história, nós fizemos a diferença: um estudo da Faculdade de Economia e Administração da USP apontou que cidades com prefeitas tiveram melhor desempenho na contenção da primeira onda da pandemia. Esses municípios registraram menos mortes e hospitalizações, além de adotar medidas eficientes contra a disseminação do vírus.

Claro, o fato de uma mulher governar uma cidade não significará, necessariamente, melhor desempenho em todos os casos. Mas as pesquisas evidenciam que lideranças femininas contribuem para a boa execução de políticas públicas, o desenvolvimento econômico e social e o fortalecimento da democracia.

Por isso, é tão importante seguirmos avançando na conquista de espaços para as mulheres em todas as áreas. Hoje lideramos famílias e empresas. Somos destaque nos negócios, na ciência e na gestão. Na política não é diferente: deixamos de ser coadjuvantes e estamos à frente de muitas prefeituras e legislativos. Nos principais debates do Brasil, nossa voz se faz ouvir – a exemplo do papel combativo de nossa senadora Simone Tebet na CPI da Pandemia.

Mas precisamos de mais. Embora sejamos a maioria da população, ocupamos apenas 15% das cadeiras na Câmara dos Deputados e 14% no Senado. Na última eleição municipal, tivemos boas notícias, com 5% mais mulheres eleitas do que no pleito anterior. Cada vez mais, a sociedade compreende que nossa visão própria e qualificada transforma realidades.

Mais do que votar, temos de participar efetivamente da política. Ser parte dos anseios de nossas comunidades. Fazer nossa voz ser ouvida e construir o futuro que queremos para nossas cidades, Estado e país. Pelo mundo, quanto maior a presença feminina nos espaços de poder, temos mais igualdade e políticas públicas efetivas para todos.

Quando o mundo mais precisou, as mulheres foram essenciais para enfrentar o maior desafio de nosso tempo. Temos muitos outros a superar – e a participação feminina na política será fundamental para vencê-los. Venha, junte-se à luta, esteja nos debates, envolva-se no que acontece na sua rua, na sua cidade. O Brasil precisa do olhar de quem cuida.

* Deputada estadual e presidente do MDB Mulher RS

– Artigo publicado originalmente no Jornal Zero Hora