Ana Flávia Rodrigues Ramiro, mais conhecida como Flavinha, está trilhando um caminho notável na política de Mato Grosso. A advogada, natural de Colíder (MT), foi a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de sua cidade natal, e agora é a primeira de sua região a assumir o cargo de deputada federal.
Ela assume a vaga de Juarez Costa, que se licenciou por quatro meses, no plano de rodízio do MDB. Na sua primeira eleição, para vereadora, em 2020, obteve quase 6% dos votos válidos. Recebeu 922 votos, ficando a pouco mais de cem votos do primeiro colocado. No dia da posse, foi eleita presidente da Câmara para o biênio 2021-2022, tornando-se a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Colíder, nos 38 anos de história do município. Uma votação que agora, apenas sete meses após a eleição, possibilita a Flavinha mais uma grande conquista: é a primeira mulher do Norte de Mato Grosso a ocupar o cargo de Deputada Federal.
“Foi uma campanha difícil, com poucos recursos, mas estou feliz por ter alcançado a votação que me possibilita ser a primeira mulher da região Norte de Mato Grosso a assumir o cargo de deputada federal”, comemora Flavinha. “Sou muito grata ao deputado Juarez Costa, e aos suplentes Carlos Bezerra e Valtenir Pereira, ao MDB, por essa oportunidade”, reconhece a jovem deputada. “E irei trabalhar muito pelo nosso Mato Grosso, e pelos municípios, principalmente Colíder e a região Norte”, acrescenta.