A ministra do Planejamento, Simone Tebet, e as deputadas federais do MDB decidiram, nesta quarta-feira (1), liderar a defesa do projeto de lei que define um novo protocolo de atendimento em casos de violência contra a mulher em estabelecimentos públicos e privados no Brasil.
A iniciativa é da ex-promotora de Justiça e advogada Gabriela Manssur (MDB-SP), que criou o Instituto Justiça de Saia. Desde 2011, o órgão é responsável pelo projeto “justiceiras” que atendeu mais de 15 mil mulheres vítimas de violência no Brasil e em 27 países do mundo.
“É indispensável que os estabelecimentos públicos e privados saibam como conduzir uma denúncia de violência contra a mulher. Não só para preservação de provas e condução das investigações, colaborando com o sistema de Justiça, como também para apoiar as vítimas desse tipo de violência”, disse Manssur.
Com o nome de “Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser”, o lançamento do projeto contou com as presenças das deputadas emedebistas Marussa Boldrin (GO), Simone Marquetto (SP), Iza Arruda (PE), Renilce Nicodemos (PA) e Helena da Asatur (RR).
O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), e o líder do partido na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões Júnior (MDB-AL) também prestigiaram o evento. “O MDB é o partido que mais incentiva a participação das mulheres”, disse Baleia Rossi. “É preciso agir cada vez mais em defesa das mulheres”, completou.